domingo, agosto 30, 2009

Urban Sketchers

sábado, agosto 29, 2009

No Jardim Zoológico de Lisboa...

quarta-feira, agosto 19, 2009

No Dia Mundial da Fotografia...

terça-feira, agosto 18, 2009

Exposição assinala primeiro aniversário do Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos

Passados 106 anos da entrada em funcionamento do Farol dos Capelinhos e 51 anos do início da erupção do Vulcão homónimo, o Centro de Interpretação, edificado para interpretar este local classificado como pertencente à Rede Natura 2000, faz um ano que abriu as suas portas.
Por iniciativa da Secretaria Regional do Ambiente e do Mar, que gere a estrutura com o apoio do Observatório do Mar dos Açores, esta data é marcada pela abertura da exposição “Primeiro aniversário do Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos - exposição retrospectiva”, concebida pela Associação Ilhas Cook. Está patente ao público, no hall de entrada do Centro de 18 de Agosto a 24 de Setembro.
Durante 306 dias de operação, este Centro recebeu mais de 23 mil visitantes de 30 nacionalidades diferentes, desde a Inglaterra a Singapura, passando pela Nova Zelândia ou Polónia. No entanto, são os portugueses aqueles que visitam o Centro em maior percentagem (65%).
Gerido com o apoio do Observatório do Mar dos Açores, o Centro de Interpretação conta com 19 funcionários em época alta e 12 em período de época baixa. Por vezes em parceria, dinamizou diversas actividades no âmbito do seu serviço socioeducativo, tais como, bailados, concertos musicais, exposições diversas, lançamento de livros e uma feira do livro infantil.
A actividade pedagógica também não foi descurada. Desenvolveram-se dois projectos estruturais, o “Projecto Escolas”, que faz o acompanhamento de jovens e crianças em visitas escolares, adaptadas ao nível escolar e à proveniência, e o “Projecto Divulgar a Ciência”, que pretende difundir a cultura científica a um público alargado.
De Fevereiro a Junho e integrados no “Projecto Escolas” ocorreram visitas guiadas, actividade experimental e jogos educativos envolvendo 1100 alunos, desde o nível pré-escolar até ao ensino secundário e profissional, provenientes de escolas dos Açores (88%) e do Continente (12%).
Em relação aos alunos dos Açores são os residentes na ilha do Faial (86%) os que mais usufruíram deste projecto, no entanto, o Centro também recebeu alunos provenientes das outras ilhas do Arquipélago, como é o caso das ilhas do Pico (7%), São Miguel (4%), São Jorge (1%) e Terceira (1%).
Relativamente ao “Projecto Divulgar a Ciência” foram realizadas actividades diversas dentro e fora do Centro de Interpretação, sendo o seu cariz pontual. Por exemplo, as “Férias em Erupção”, actividade educativa sob o tema da água, realizou-se durante o mês de Julho e envolveu 90 crianças e jovens entre os 6 e os 12 anos, de seis das treze freguesias da ilha do Faial.
(GaCS/FC/SF) - www.azores.gov.pt

segunda-feira, agosto 17, 2009

No porto da Horta

Faial - Açores

quarta-feira, agosto 12, 2009

Farol na Fajã do Ouvidor

São Jorge - Açores