sexta-feira, agosto 08, 2008

Trilho Ponta Garça - Vila Franca do Campo

Já está sinalizado o novo Trilho Ponta Garça - Vila Franca, um percurso muito rico a nível de diversidade de oferta paisagística e cultural. "Este percurso é uma pequena rota local, que se inicia em Vila Franca do Campo, passa na Freguesia da Ribeira das Tainhas e termina na Freguesia da Ponta Garça. Antes de seguir para a Ribeira das Tainhas, o percurso desenrola-se dentro de Vila Franca do Campo, onde passa em vários pontos de interesse. (...) Caminhando para a orla marítima, chegará ao Porto de Pescas, onde ainda dominam as embarcações de pesca tradicionais de boca aberta e, logo depois, encontra-se a Marina da Vila, onde poderá optar por apanhar o barco “Cruzeiro do Ilhéu” e fazer uma visita ao Ilhéu de Vila Franca do Campo (o barco apenas opera de 1 de Junho a 30 de Setembro).
De seguida o percurso passa na Praia da Vinha da Areia e continua em direcção à Ribeira das Tainhas. Cerca de 2km depois, encontra-se um desvio à direita que o levará à tranquila praia do Calhau da Areia, onde existem também algumas plantas endémicas como a figueira-brava e o bracel-da-rocha.
Continuando o percurso, já na Freguesia da Ponta Garça, a maior freguesia em extensão do arquipélago dos Açores, poderá desfrutar de uma magnífica vista do Miradouro da Costa da Furada, onde também existe uma Vigia de Baleias.
Pouco depois, chegará à Igreja de Ponta Garça, construída no séc. XIX e contendo no seu interior retábulos, vitrais e altares do séc. XVII e XVIII, merecedores de uma visita.
De seguida, encontrará um pequeno desvio que o levará ao Farol de Ponta Garça, onde ainda se encontra um faroleiro que guarnece o farol. Neste local poderá desfrutar de uma espectacular vista sobre a Ilha de São Miguel, tanto da zona costeira como da zona terrestre.
Prosseguindo em estreitas ruas, ladeadas por numerosas habitações típicas, irá encontrar a Ermida da Nossa Senhora das Mercês, uma interessante construção do séc. XVIII e, cerca de 500m depois, chegará ao final do percurso."

Mais informações em: www.cmvfc.pt e www.trails-azores.com

3 Comments:

Blogger garina do mar said...

tenho este farol na minha "colecção" ;)
mas quando passei por lá estava trancado a sete-chaves...

agosto 11, 2008 10:02 da tarde  
Blogger Sara said...

LOL:)
Por acaso a este já fui 2 ou 3 vezes, tem uma vista muito bonita!

setembro 17, 2008 2:47 da tarde  
Blogger garina do mar said...

a vista conheço ;)

não é por acaso que quase ao lado há uma vigia!!

setembro 17, 2008 9:09 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home