domingo, julho 06, 2008

Os faróis fazem parte do valor que os açorianos conferem ao mar

"O secretário regional da Habitação e Equipamentos presidiu, em Ponta Delgada, à cerimónia de lançamento de mais uma emissão filatélica dos Correios de Portugal, desta feita alusiva aos “Faróis de Portugal”.
Na ocasião, José Contente referiu que o Governo se associava, com muito gosto, a todas as iniciativas que promovam e levem longe o nome da Região, lembrando que, no caso presente, os faróis desempenharam um importante papel nos Açores, no apoio aos navegantes, fazendo parte da cultura e da vivência das ilhas e do valor que os açorianos conferem ao mar.
O secretário regional disse, a propósito, que o Governo Regional considera útil e desejável que aqueles que detêm responsabilidades na gestão do riquíssimo património que representam os faróis, continuem a preservá-lo para que a arquitectura histórica dos Açores possa estar sempre nas melhores condições.
Nesse particular, José Contente salientou a recuperação que o Governo fez do Farol dos Capelinhos, na ilha do Faial, indo nascer ao seu lado, um centro de interpretação ambiental, significando tudo isso, o empenho governativo na manutenção dos traços identitários da Região.
A nova emissão filatélica compreende um conjunto de 12 selos com a efígie dos mais emblemáticos faróis portugueses, entre as quais, se conta o Farol do Arnel, localizado no concelho do Nordeste, na ilha de São Miguel. Foi o primeiro farol a ser construído nos Açores, entrando nem funcionamento no ano de 1876".

2008.07.04