Farol da Corunha a Património da Humanidade
"Um total de 114 faróis emitiram sinais acústicos e sonoros ao meio-dia de sexta-feira, durante meia hora, para apoiar a candidatura do farol romano da Corunha (noroeste), conhecido como a Torre de Hércules, a Património da Humanidade.
Este farol é um dos mais destacados vestígios portuários da antiguidade, já que se trata do único farol romano e o mais antigo do mundo em funcionamento.
Este farol é um dos mais destacados vestígios portuários da antiguidade, já que se trata do único farol romano e o mais antigo do mundo em funcionamento.
Uma das lendas sobre a sua construção aponta para que foi o próprio Hércules que chegou às costas onde se situa o farol e ali enterrou a cabeça do gigante Gerion, depois de vencê-lo em combate.
Por isso, a Câmara Municipal da Corunha quer que este simbólico monumento tenha um lugar nas maravilhas reconhecidas pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) como Património da Humanidade.
Colaboraram nesta iniciativa os faróis em todas as regiões espanholas no litoral como a Catalunha (nordeste), País Basco, Astúrias e Cantábria (norte), Baleares (leste), Canárias (sudoeste), Andaluzia (sul e sudeste), Murcia e Comunidade Valenciana (leste), e as cidades autónomas de Ceuta e Melilla (sudeste).
O presidente da Câmara da Corunha, Javier Losada, agradeceu aos faróis "o seu entusiasmo e apoio" a esta iniciativa do seu município.
Esta acção conjunta pretende ainda dar mais visibilidade a uma das características fundamentais deste monumento: o seu funcionamento desde a época romana até à actualidade como guia de barcos.
Faróis de todo o mundo, agrupados na Associação Internacional de Autoridades de Sinalização Marítima e Ajudas à navegação (IALA), apoiaram em Janeiro a candidatura da Torre de Hércules."
(LUSA, 2 de Fevereiro de 2008)
1 Comments:
com tanto farol tão giro foram logo escolher um feito pelos romanos!!!
ainda por cima "quadrado", tal e qual como os romanos ;)
Enviar um comentário
<< Home