Farol do Albarnaz - Ilha das Flores
Lat 39º 31,1' norte Long 31º 13,9 oeste
“O Plano Geral de Alumiamento e Balizagem considerava a edificação de um farol de 4ª ordem na Ponta Delgada – Ilha das Flores.
A Comissão de 1902, que foi encarregada de adaptar o farol às novas tecnologias não compartilhava desta opinião, propondo antes, que fosse instalado um aparelho de 1ª ordem, na Ponta do Albarnaz. Não foi no entanto uma decisão pacifica, como pode ser comprovado pela Acta n.º 2 da referida Comissão: Foi tal a importância que mereceu à comissão a iluminação daquele grupo (Flores e Corvo) que chegou a estudar com a mais desvellada atenção e a discutir, o conjuncto das vantagens que poderiam advir à navegação instalando na mesma Ponta do Albarnaz um apparelho hyperradiante(...).
Como a despesa era muito maior e a diferença dos alcances andava à volta de 3 a 5 milhas, a comissão acabou por concordar com a instalação de um aparelho de 1ª ordem conforme inicialmente era proposto.
Em 1922 para a implantação do farol, foi feito um contrato amigável de expropriação de 5525 m2 de terreno, com João Lourenço, pela quantia de 3.500$00.
O farol do Albarnaz entrou em funcionamento em 28 de Janeiro de 1925. Foi equipado com um aparelho lenticular, não de 1ª ordem como o previsto, mas de 3ª ordem, grande modelo (500 mm distância focal), sendo a fonte luminosa um candeeiro a petróleo de nível constante.
A rotação da óptica era produzida pela máquina de relojoaria, atingindo a luz um alcance de 28 milhas, conforme atesta o Aviso aos Navegantes n.º 21 de 24 de Dezembro de 1924.
O candeeiro de nível constante foi substituído pela incandescência pelo vapor de petróleo em 1938.
Em 20 de Janeiro de 1944 um avião militar despenhou-se no mar muito perto do farol.
Foi electrificado através de grupos electrogéneos em 1956, passando a fonte luminosa a ser uma lâmpada de 3000 W.
Em 1959 foi instalado um telefone no farol.
Para a ampliação das instalações do farol, foram comprados em 1968 ao padre João de Deus, 200 m2 de terreno pela quantia de 1000$00.
A potência da fonte luminosa foi reduzida em 1983 com a instalação de uma lâmpada de 1000W 120V.
Actualmente está em curso o processo de alimentação de energia ao farol do Albarnaz a partir da rede de distribuição de electricidade”
(Direcção de Faróis – in http://www.marinha.pt/)A Comissão de 1902, que foi encarregada de adaptar o farol às novas tecnologias não compartilhava desta opinião, propondo antes, que fosse instalado um aparelho de 1ª ordem, na Ponta do Albarnaz. Não foi no entanto uma decisão pacifica, como pode ser comprovado pela Acta n.º 2 da referida Comissão: Foi tal a importância que mereceu à comissão a iluminação daquele grupo (Flores e Corvo) que chegou a estudar com a mais desvellada atenção e a discutir, o conjuncto das vantagens que poderiam advir à navegação instalando na mesma Ponta do Albarnaz um apparelho hyperradiante(...).
Como a despesa era muito maior e a diferença dos alcances andava à volta de 3 a 5 milhas, a comissão acabou por concordar com a instalação de um aparelho de 1ª ordem conforme inicialmente era proposto.
Em 1922 para a implantação do farol, foi feito um contrato amigável de expropriação de 5525 m2 de terreno, com João Lourenço, pela quantia de 3.500$00.
O farol do Albarnaz entrou em funcionamento em 28 de Janeiro de 1925. Foi equipado com um aparelho lenticular, não de 1ª ordem como o previsto, mas de 3ª ordem, grande modelo (500 mm distância focal), sendo a fonte luminosa um candeeiro a petróleo de nível constante.
A rotação da óptica era produzida pela máquina de relojoaria, atingindo a luz um alcance de 28 milhas, conforme atesta o Aviso aos Navegantes n.º 21 de 24 de Dezembro de 1924.
O candeeiro de nível constante foi substituído pela incandescência pelo vapor de petróleo em 1938.
Em 20 de Janeiro de 1944 um avião militar despenhou-se no mar muito perto do farol.
Foi electrificado através de grupos electrogéneos em 1956, passando a fonte luminosa a ser uma lâmpada de 3000 W.
Em 1959 foi instalado um telefone no farol.
Para a ampliação das instalações do farol, foram comprados em 1968 ao padre João de Deus, 200 m2 de terreno pela quantia de 1000$00.
A potência da fonte luminosa foi reduzida em 1983 com a instalação de uma lâmpada de 1000W 120V.
Actualmente está em curso o processo de alimentação de energia ao farol do Albarnaz a partir da rede de distribuição de electricidade”
3 Comments:
é lindo.
fica na ilha mais bonita que conheço.
parabéns pelo tema, pelas imagens e ... pelo nome do blog.
Sara:
Já decorre o processo de alimentação de energia ao farol do Albarnaz a partir da rede de distribuição de eléctridade.
Parabens pelo blog
Tenho um fascínio muito grande por faróis e uma ternura especial pelo Farol do Albarnaz, onde passei a minha infância.
Não conhecia esta vista aérea do farol, que é magnífica.
Obrigada, Sara, por partilhar tanta beleza connosco.
Ilda Soares Silva
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