quinta-feira, novembro 12, 2009

Dia do Mar assinalado nos Açores com diversas iniciativas nas escolas


A Secretaria regional do Ambiente e do Mar assinala na próxima segunda-feira, 16 Novembro, o Dia Nacional do Mar com a realização de diversas actividades organizadas através da Rede Regional de Ecotecas. A efeméride, instituída em 1998, será assinalada em todas as ilhas da Região Autónoma à excepção apenas da ilha do Corvo.
Entre as iniciativas e eventos a promover está previsto a pintura de um mural na Marina de Vila do Porto, em Santa Maria, sendo o mesmo dedicado ao cagarro. Irá também arrancar um projecto de educação e sensibilização ambiental sobre o ilhéu de Vila Franca do Campo com uma saída de barco para jovens até àquela reserva natural em São Miguel.
Ainda na ilha de São Miguel o programa comemorativo do Dia Nacional do Mar prevê, o lançamento de uma brochura sobre a diversidade na orla costeira, uma saída de campo ao litoral dos Mosteiros e a abertura da exposição “O encanto dos cagarros” na Escola EB 2,3 dos Ginetes.
Haverá, igualmente, uma saída de campo por uma turma da Eco-Escola das Laranjeiras que consistirá numa viagem de barco pelo litoral de Ponta Delgada, uma exposição de fotografias sobre o cagarro e a orla costeira do concelho da Ribeira Grande, na sede do Clube Naval de Rabo de Peixe.
Na ilha de São Miguel, decorrerá ainda visitas de estudo às formações geológicas da Ribeira Seca, poços de maré e praia de Santa Bárbara. Decorrerá também a apresentação de uma exposição de fotografias relacionada com a campanha “SOS Cagarro 2009”.
Entre 24 e 28 de Novembro, será desenvolvido um conjunto de actividades na ilha Terceira, designadamente, no Observatório do Ambiente/Centro de Ciência de Angra do Heroísmo, destacando-se a realização da sessão intitulada “Vamos conhecer a vida marinha”, além de outras dinâmicas relacionadas com a temática do mar.
Duas exposições, uma sobre os produtos finais do concurso “Uma caixa segura para um amigo em apuros”, integrada na campanha “SOS Cagarro 2009” e uma outra denominada “Eco-Códigos” irão ter lugar no Centro Cultural da Graciosa até ao próximo dia 22 de Novembro.
Em São Jorge, as comemorações do Dia Nacional do Mar incluem uma acção de recolha de resíduos na orla costeira da Fajã dos Cubres, em conjunto com alunos da Escola Profissional da ilha.
Uma sessão sobre a biodiversidade marinha, peixes, aves, cetáceos e a própria água serão os personagens de histórias infantis inseridas na actividade comemorativa da efeméride agendada para as 16:30 horas na Biblioteca Municipal Dias de Melo, na ilha do Pico.
No Faial, está prevista uma comunicação sobre os resultados da limpeza do Porto da Horta, causas e consequências do lixo no mar e uma visita guiada para contacto com a oferta marítimo - desportiva, organizada pelo Clube Naval da Horta, bem como passeios de barco.
Decorrerá em Santa Cruz das Flores uma visita ao Centro de Interpretação Ambiental do Boqueirão para uma reflexão sobre as questões ligadas à biodiversidade marinha e sua importância.
Segundo comunicação da Marinha Portuguesa a corveta “NRP Afonso Cerqueira” no próximo dia 16 estará aberta ao público em geral para visitas.

Dia do Mar



A 16 de Novembro celebra-se em Portugal o Dia Nacional do Mar. Neste dia, em 1994, entrou em vigor a Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar (CNUDM) que estabeleceu um novo quadro jurídico para o direito do mar. Ao ratificar a CNUDM, a 14 de Outubro de 1997, Portugal assumiu responsabilidades numa das áreas marítimas mais extensas da Europa, e a maior da União Europeia, com uma dimensão 18 vezes superior ao território nacional.
Em 1998, o dia 16 de Novembro foi institucionalizado pela Resolução de Conselho de Ministros n.º 83/1998, de 10 de Julho, como o Dia Nacional do Mar e, desde então, tem vindo a ser evocado através de uma série de eventos e iniciativas. A Resolução n.º 83/98 do Conselho de Ministros institucionalizou o dia 16 de Novembro como Dia do Mar, data de entrada em vigor em 1994 da Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar.
Tem recebido a designação de Dia Nacional do Mar para distinguir o seu carácter luso de outros eventos similares, tais como, o Dia Mundial do Mar patrocinado pela Organização Marítima Internacional e o Dia Mundial dos Oceanos. A comemoração deste dia engloba um vasto conjunto de iniciativas de âmbito nacional, regional e local, que incluem diversas actividades de natureza cultural, desportiva, científica, etc.
A título de curiosidade Mar cobre 71% da Terra.



(Foto de Nuno Santos, retirada de http://www.trekearth.com/gallery/photo438575.htm)