quinta-feira, outubro 09, 2008

No Dia Mundial dos Correios

O Dia Mundial dos Correios é celebrado em todo o mundo a 9 de Outubro, assinalando o aniversário da criação da União Postal Universal em 1874.A UPU é uma organização não governamental que agrupa os serviços postais de, actualmente, cerca de 190 países e regiões autónomas.
A Fundação assinala este dia com uma série de iniciativas, entre elas, o lançamento de 3 obras intituladas «II Volume das Fontes Documentais coligidas por Godofredo Ferreira», selecção de Isabel Sanches, «As Comunicações na Idade Contemporânea. Tempos Digitais», coordenação de João Confraria e «Caligrafias - A Nascente dos Nomes», de autoria de Maria João Fernandes.
É ainda inaugurada a Exposição «Caligrafias - Uma Realidade Inquieta», comissariada por Maria João Fernandes, e que propõe uma viagem pelos movimentos do século XX que exploraram a palavra e a imagem procurando a plenitude de uma expressão inspirada pela poesia. A exposição está aberta ao público de 10 de Outubro a 15 de Janeiro de 2009.
O Museu das Comunicações, ao longo de toda a semana, convida o público a participar nas visitas guiadas ao percurso dos Correios da Exposição permanente «Vencer a distância - Cinco séculos de Comunicações em Portugal», de terça a sexta-feira, às 15h30m e sábado às 14h30m e às 16h.
Para além das visitas, há ainda a Oficina Árvore do Correio que convida os visitantes a descobrir os segredos da árvore do séc. XV, origem da comunicação global, e a escrever as suas mensagens "para o mundo". De seguida, as mensagens serão deixadas na árvore da Escola do Futuro - "Árvore do século XXI" - que corresponde ao blogue que será criado para assinalar a comemoração do Dia Mundial dos Correios. (De terça a sexta, às 10h e 30m, 12h, 14h e 30m e 16h; sábado das 14h e 30m e 17h; Inscrição prévia; Destinatários: público escolar e familiar).


http://www.fpc.pt