quinta-feira, maio 08, 2008

CNE une mar açoriano 'Na Rota dos Faróis'

"O navio Stavros Niarchos, da Tall Ships Youth Trust, vai estar mais uma vez no mar dos Açores, de 3 a 30 de Maio, para a realização da actividade do Corpo Nacional de Escutas (CNE) “O Mar que Nos Une”, este ano sob o tema “Na Rota dos Faróis”.
A actividade, que se divide em dois cruzeiros, destina-se à formação dos escuteiros através da ligação ao mar, numa viagem em que, segundo Luís Filipe Machado, chefe do agrupamento 1197 e chefe da actividade, há “muitas regras e muita disciplina” e durante a qual os escuteiros “aprendem diversas competências náuticas”.
Participam na actividade sessenta e quatro escuteiros de todas as ilhas, exceptuando o Corvo, e quarenta e oito escuteiros ingleses, todos com mais de 16 anos, divididos por dois cruzeiros. Alguns dirigentes do escutismo, que em actividades anteriores concluíram os cursos necessários, vão desempenhar as funções de oficiais do navio.
Durante as primeiras vinte e quatro horas da actividade, os tripulantes tiram o curso de preparação à marinhagem e no fim da viagem, se forem aprovados, recebem o certificado internacional de “tripulante competente”, o nível mais baixo em veleiros de grande porte.
Apesar de este ser “um cruzeiro de trabalho e não de descanso”, refere Luís Filipe Machado, “quando tudo corre bem o ambiente é de festa, porque todos gostam deste tipo de actividades”.Toda a vida de marinhagem a bordo é feita pelos escuteiros, sob orientação dos oficiais. Assim, os participantes têm oportunidade de estar ao leme do navio, fazer navegação na torre de comando, subir aos mastros para abrir e fechar velas ou para os rodar, assim como participar nos serviços de cozinha e de limpeza. Daí que o chefe da actividade a considere “muito enriquecedora”.
A actividade, que muda de tema todos anos, é dedicada aos faróis por serem elementos “muitos importantes na vida marítima, relacionados com a segurança das embarcações”, diz Luís Filipe Machado.
A divulgação dos faróis do Açores é um dos objectivos da iniciativa, daí que em todas as ilhas estejam preparadas visitas a estas estruturas, incluindo um desembarque no ilhéu das formigas, com essa finalidade.
No segundo cruzeiro, pela primeira vez vão participar crianças do Instituto de Apoio à Criança, de São Miguel, e do Instituto de Acção Social da Terceira.
No Faial, durante a segunda viagem realizada pelo navio inglês, integrado na divulgação da viagem de Genuíno Madruga à volta do mundo, antigo escuteiro e agora apoiante do movimento escutista, vai haver um contacto dos tripulantes do Stavros Niarchos com o navegador açoriano e com a sua equipa de apoio, composta também por escuteiros do CNE.“O Mar que Nos Une”, conta com apoios da Direcção Regional da Juventude, da Marinha de Guerra Portuguesa e de várias Câmaras Municipais."
AO - 08.05.2008