segunda-feira, agosto 27, 2007

Faróis e Planetário Calouste Gulbenkian recebem Ciência Viva nas férias

A Marinha, através da Direcção de Faróis e Planetário Calouste Gulbenkian, leva a efeito, ao longo de todo o Verão, a realização de várias actividades do Programa “Ciência Viva".
A Direcção de Faróis participa neste programa desde 2001 (com excepção do ano 2004), atendendo ao elevado interesse e a grande adesão despertado junto do público em geral. Constitui, ainda, uma excelente acção de divulgação das actividades da Marinha, para além de permitir proporcionar o conhecimento do apreciável património histórico-cultural e a evolução tecnológica dos faróis, ao longo dos tempos.
Constitui uma oportunidade para conheçer a história, o sistema de funcionamento, a importância dos faróis para a navegação e os segredos do valioso património cultural e científico da costa portuguesa.Assim, a Direcção de Faróis em coordenação com a Ciência Viva, está a levar a efeito, no período de 15 de Julho a 15 de Setembro de 2007, aos fins-de-semana, o programa "Ciência Viva com os Faróis 2007”.
O Programa tem lugar ao final das tardes de sábado e domingo, nos principais faróis do Continente. É feita uma apresentação por um oficial ou faroleiro da Direcção de Faróis em conjunto com pessoal faroleiro residente nos diversos faróis, versando a história e a evolução tecnológica dos faróis e do serviço de Faróis, a sua utilidade para a segurança da navegação, a forma de utilização pelos navegantes, a explicação da óptica e da luminotecnia aplicadas e uma visita ao farol, terminando cada sessão, com a possibilidade dos visitantes assistirem ao acender do farol.
Em cada fim-de-semana, estão em média programadas visitas a cinco faróis, perfazendo um total de 88 palestras em 10 faróis diferentes.
Quanto às actividades que decorrem no Planetário Calouste Gulbenkian estas irão acontecer até 15 de Setembro, às sextas e sábados e permitem a todos os interessados realizar observações astronómicas e assim conhecer melhor o nosso Universo.
Para mais informações e indicações para inscrição deverá consultar o website da Ciência Viva:
www.cienciaviva.pt