quarta-feira, janeiro 10, 2007

Vulcão dos Capelinhos vai ter centro de interpretação ao nível do melhor na Europa

O Vulcão dos Capelinhos, cuja erupção ocorreu há meio século (1957/58), vai dispor dentro de um ano de um moderno centro de interpretação, ao nível das melhores infra-estruturas do género existentes na Europa.
A garantia é da secretária regional do Ambiente e do Mar, Ana Paula Marques, e foi expressa, hoje de manhã, durante a visita que efectuou àquela obra, orçada em cerca de 2,8 milhões de euros.
Segundo referiu, a este valor haverá ainda que acrescentar o investimento com a construção das redes de água e de energia eléctrica, estimado em 500 mil euros, e fornecimento de novas tecnologias, cuja aquisição será oportunamente colocada a concurso público.
Como explicou Ana Paula Marques, “tudo o que diz respeito à infra-estrutura da obra estará concluído” a 10 de Dezembro deste ano, conforme previsto no respectivo cronograma.
Garantiu, também, que o Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos “abrirá seguramente ao público durante o ano de 2008”, apesar de muitos dos seus equipamentos, que exigem novas tecnologias, “como o holograma e outras surpresas que o edifício vai ter”, só serem fabricados no estrangeiro.
Quanto ao projecto, considerou tratar-se de uma obra “concebida para ser um centro de interpretação moderno e consentâneo com os desígnios daquilo que nós queremos mostrar”.
“É um grande projecto”, disse a titular da Secretaria Regional do Ambiente e do Mar, adiantando que o mesmo será “capaz de se constituir como um centro aglutinador para os turistas perceberam o que são os fenómenos vulcânicos no mundo, na região e, de forma particular, no Faial”.
Lembrou, todavia, que estamos em presença de um projecto do século XXI, de arquitectura contemporânea”, ainda que concilie “o valor patrimonial que aqui está, o espaço memória e aquilo que representa para os faialenses”.
No exterior, o centenário Farol dos Capelinhos manterá o seu aspecto de ruína, sendo que, no seu interior, o centro de interpretação “vai contemplar alguns aspectos da estrutura anterior, ao que será acrescentada a inovação necessária a uma obra desta natureza e dimensão”.


(GaCS/FG - in
http://www.azores.gov.pt/)

1 Comments:

Blogger garina do mar said...

a zona dos Capelinhos é lindíssima! é espectacular o contraste entre aquela terra vulcânica muito escura, o azul do mar e o verde em terra

janeiro 11, 2007 7:34 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home