quinta-feira, novembro 16, 2006

Comemoração dos 130 anos do Farol do Arnel (Nordeste)

A Marinha, através da Capitania do Porto de Ponta Delgada/ Comando Local da Polícia Marítima de Ponta Delgada, em colaboração com a Câmara Municipal do Nordeste, assinala no próximo dia 18 de Novembro de 2006, os 130 anos de existência do Farol do Arnel.
O Farol do Arnel, situado na ponta do Arnel, no extremo nordeste da ilha de São Miguel, entrou em funcionamento em 26 de Novembro de 1876, tendo sido o primeiro farol implantado na Região Autónoma dos Açores.
Pretende-se comemorar esta efeméride de forma singela mas evidenciando a importância da actividade desenvolvida por este farol, ao longo dos anos, em prol da segurança marítima, bem como salientar a importância da cooperação e colaboração existente entre a população local e os vários funcionários da Marinha (faroleiros) que aí prestaram serviço.
Destaca-se a presença neste evento, entre outros, das seguintes entidades: secretária regional do Ambiente e do Mar, subsecretário regional das Pesas, director geral da Autoridade Marítima, chefe do Departamento Marítimo dos Açores e o director de Faróis.
Do programa para o dia 18 de Novembro de 2006 consta o seguinte, a partir das 11:00 horas:
- Missa celebrada no Farol do Arnel pelo ouvidor eclesiástico do Nordeste (caso as condições meteorológicas não sejam favoráveis, esta cerimónia terá lugar na Igreja Matriz de São Jorge, na vila do Nordeste);
- Descerrar de placa alusiva ao 130º aniversário:
- Breve alocução alusiva ao evento ;
- Inauguração de uma exposição temática.
O Farol do Arnel estará aberto ao público entre os dias 14 e 21 de Novembro, das 9h00 às 12h30 e das 12h30 às 15h30.
(In http://www.cmnordeste.pt/)